Anuncie | Fale Conosco



Eventos que movimentaram a vida cultural da cidade em 2015
Segunda, 11/01/2016 15:16
Por: Minas News
Em 2015, a Prefeitura Municipal de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Cultura, trabalhou no sentido de trazer à população opções de lazer e entretenimento. Com esse propósito, diversos eventos de caráter diferente entre si foram realizados



Em 2015, a Prefeitura Municipal de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Cultura, trabalhou no sentido de trazer à população opções de lazer e entretenimento. Com esse propósito, diversos eventos de caráter diferente entre si foram realizados. De acordo com o secretário Carlos Muniz, no ano passado foram realizados 96 eventos na cidade. "O ano de 2015 foi muito bom e esperamos fechar esse ano [2016] com várias ações, além de movimentar a cidade", afirma Muniz.

Confira as principais ações da Secretaria de Cultura em 2015:

CENTRO CULTURAL: O Centro Cultural Hermes de Paula contou com uma programação intensa, que incluiu homenagem ao poeta Cândido Canela, com a apresentação do espetáculo “Terno Fino de Saudade”; exposição “36 Anos do Centro Cultural”, com fotos, vídeos e shows de espetáculos antigos realizados no local; espetáculo “Cantoria de Fogueira”, em homenagem ao grupo Raízes e ao músico e compositor Charles Boavista; também foi destaque a Mostra de Teatro, realizada nos meses de julho e agosto que trouxe ao público diversas peças a preços populares de diversos gêneros, como comédias, dramas, stand-ups e espetáculos infantis. A peça que abriu a mostra foi "O Pequeno Príncipe", encenada pelo grupo Katapalmas e exibida gratuitamente.

CARNAVAL NA LAGOA: Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, os montesclarenses puderam aproveitar uma grandiosa festa carnavalesca. Durante esses dias, blocos como o Novo Horizonte, com o tema Natal na Cabeça, e o Estrelas da Zona Sul, que apresentou o enredo No Meio Desse Povo, 50 Anos da Globo, fizeram todo mundo sambar com desfiles alegóricos. O Desfile Infantil foi destaque, com as crianças dando seus primeiros passos na festa de rua tipicamente brasileira. O público ainda curtiu os shows das bandas Kasa da Sogra, Mania, Axé Brasil, Sunga de Pano, Axé Lenhada e Guig Ghetto, além do cantor Roberto Reis. Cerca de 50 mil pessoas participaram da festa momesca, que transcorreu sem incidentes graças ao grande sistema de segurança montado, que contou com a parceira da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, MCTrans, Vigilância Patrimonial, Conselho Tutelar, SAMU, Polícia Civil, Polícia Federal, Vara da Infância e Juventude e Exército. 

TRIBUTO A ELTHOMAR SANTORO: A homenagem aconteceu no Corredor Cultural e reuniu centenas de pessoas. Vários artistas subiram ao palco para interpretar as eternas canções do artista que, além de compositor (ele é autor, entre outras, de "Rapariga do Bonfim), foi poeta e teatrólogo.

TEMPORADA DE FORRÓ E QUADRILHA: Já tradicional na cidade, a Temporada de Forró e Quadrilha foi realizada entre os dias 23 de maio e 20 de junho, alternando apresentações na zona rural e nos bairros de Montes Claros. As quadrilhas das escolas, assim como diversas bandas (como Toque Xote, Fricote, Arraiá Levanta Poeira, Cacau com Rapadura e Arraiá Jatobá) fizeram o público se mexer em toda a cidade, resgatando uma importante parte da cultura sertaneja. A Temporada de Forró e Quadrilha passou pelos bairros Lourdes e Major Prates e pelas comunidades rurais de São Pedro das Garças, São João da Vereda e Samambaia.

FESTAS DE AGOSTO E FESTIVAL FOLCLÓRICO: A 176ª edição das Festas de Agosto  não decepcionou. Montes Claros se enfeitou com saias, estandartes e pandeiros, que tomaram as ruas do município. O objetivo dos festejos é celebrar a arte, tradição e fé da população norte mineira. Os festejos são marcados pelos desfiles dos cortejos de catopês, marujos e caboclinhos, levantamento de mastros e diversas atrações culturais. Paralelamente às Festas foi realizado o já tradicional Festival Folclórico da cidade, que contou com apresentações da Associação de Repentistas, Tino Gomes, Yuri Popoff, Grupo Fitas e Beto Guedes, entre outros. Também foi realizado, durante as festas, o Encontro Mineiro de Ternos de Congado.

DESFILE CÍVICO: No dia 7 de setembro, a Prefeitura Municipal de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura realizou o desfile cívico da Independência. Desfilaram na avenida o Exército, as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Guarda Mirim, SAMU, APAE, Conselho e Coordenadoria do Idoso, Secretaria Municipal do Esporte, Ademoc, grupos de escoteiros, Clube do Fusca e Autos Antigos, Comunidade Cristã Pentecostal e diversas escolas municipais, estaduais e particulares.

MOKTOBERFEST: O maior Festival de Cerveja do Norte de Minas foi realizado no Corredor Cultural. Nos dias 23 e 24 de outubro, a população pôde aproveitar e degustar os mais variados tipos de cerveja.

25ª FESTA NACIONAL DO PEQUI: A Secretaria de Cultura promoveu, entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Praça dos Jatobás e no Mercado Municipal Christo Raeff, a 25ª Festa Nacional do Pequi. A festa contou com o tradicional Festival de Música, realizado com o objetivo de promover o intercâmbio e a troca de experiências entre compositores, músicos, intérpretes, poetas e artistas, visando valorizar a produção musical e cultural brasileira, especialmente a do Norte de Minas Gerais e da área geográfico-cultural de abrangência do cerrado. As atrações musicais da festa incluíram as bandas Magical Mystery, Cavalo de Fogo e Wilson Sideral.  A Associação dos Repentistas Populares do Norte de Minas fizeram uma bela homenagem a Tião Carreiro, cantor e instrumentista montes-clarense que influenciou muitas duplas com seu estilo. Também foi realizado o esperado Concurso de Arroz com Pequi, que premiou os cozinheiros que trouxeram mais criatividade e beleza para o tradicional prato norte mineiro.

VIRADA CULTURAL 2015/2016: Um grande público compareceu à Lagoa do Interlagos para participar segunda edição da "Virada Cultural" da cidade, realizada nas noites dos dias 30 e 31 de dezembro. O evento contou com um grande esquema de segurança e com apresentações das bandas Toque Xote, Boi Tatá, Só Conceito, Lá Maior, entre outras, além da dupla sertaneja Jean Karlo e Stradeiro, do cantor Hilton Nunes e da cantora Gabi Axé. O ponto alto da Virada ficou com o show pirotécnico que iluminou a cidade na passagem de ano.




Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia
Minasnews.com ® 2015. Todos os direitos reservados.
Entretenimento Eventos que movimentaram a vida cultural da cidade em 2015 no Minasnews.com
A notícia como ela realmente é! - suporte@qualitetecnologia.com.br